A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
É muito importante a permanência das empresas familiares no mercado, pois elas têm um papel significativo no desenvolvimento econômico e social do País, devido ao considerável número de empresas compostas por famílias.
É importante que a empresa não invista apenas nos familiares atuantes na organização, mas também procure criar novas oportunidades para o restante da equipe que a compõe, ou seja, familiares e não familiares em termos de gerenciamento e sucessão, pois o comportamento organizacional e a sobrevivência estarão fortemente pautados pelas atitudes relacionadas a estes fatores.
"OBJETIVO: Descrever o papel das empresas familiares no mercado e a preocupação em se manter nesse mercado.
JUSTIFICATIVA: O Brasil tem entre 6 a 8 milhões de empresas, sendo que 90% delas são empresas familiares.
INTRODUÇÃO: As empresas familiares são consideradas a instituição universal mais duradoura, antes da Revolução Industrial. Elas se caracterizam em grande, médio ou pequeno porte, e têm um papel significativo no desenvolvimento econômico, social e até político de vários países.
DESENVOLVIMENTO: No Brasil, o perfil das empresas familiares é muito vasto vai da padaria a grandes corporações, alcançando em média 2 milhões de empregos diretos no País. A participação no Produto Interno Bruto (PIB): é 12% do segmento agro business, 34% da indústria e 54% dos serviços. Mesmo diante de números positivos, a preocupação para manter uma empresa familiar no mercado é muito grande devido a sucessão que se não for bem planejada pode levar a empresa à falência. Só para se ter uma idéia, de cada 100 empresas familiares brasileiras, 30% chegam na segunda geração e apenas 5% na terceira geração. Os números comprovam que muitas não conseguem sobreviver a esta passagem ou chegam lá com muita dificuldade.
Na opinião da consultora em empresas familiares Priscilla de Mello, da Mello Associados de São Paulo, uma empresa só