A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
Justificativa: As empresas familiares por representarem uma porcentagem significativa do mercado econômico tem se tornado constantemente foco de estudos e discussões.
Introdução: As empresas familiares, em sua grande maioria são pequenas e médias empresas. Atualmente representam no Brasil 80% das empresas existentes no país. Essa importância se traduz em altos volumes de produção de produtos comercializados no mercado. Há tempos atrás, sem a globalização da economia tão evidente como nos dias atuais, as empresas familiares se mantinham em um mercado favorável, estruturadas em um sobrenome familiar com anos de funcionamento, clientes fiéis mantidos ao longo destes anos. A gestão era transmitida entre pais e filhos sem levarem-se em consideração as habilidades técnicas deste herdeiro. Este cenário não é o mesmo de hoje. As empresas são obrigadas a se adequar a este novo mercado para garantir a sucessão deste empreendimento para as próximas gerações. Não há zona de conforto e garantias, se faz necessária a profissionalização desta empresa.
Desenvolvimento: As empresas familiares tão representativas na economia enfrentam uma preocupação comum a todas: a sua sobrevivência neste mercado global. A falta desta não preparação para um mercado competitivo traz dificuldades imensas, pois não se trata somente da empresa e sim de famílias que não se preocuparam com as estratégias mercadológicas. Durante a fase inicial de criação da empresa, a participação familiar desempenha um papel fundamental, o que não se observa nas fases de crescimento e maturidade organizacional. O impacto da sucessão familiar e das estratégias gerenciais adotadas pelas pequenas e médias também são afetadas nesse contexto. Deve-se, portanto, seguir