Importância das empresas familiares no contexto mercadológico
ALUNO:
MARIO WANDERLEY MORTOLA COUTINHO
TEMA:
Importância da empresa familiar no contexto mercadológico
TÍTULO:
Características e singularidades
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é descrever de forma sucinta a empresa familiar no ambiente de mercado, considerando sua evolução em um ambiente altamente competitivo e demonstrando suas características e seu papel na economia.
JUSTIFICATIVA:
A justificativa para dissertação sobre este tema é obter uma análise, sob o ponto de vista da Administração. A empresa familiar se tornou um objeto de estudo específico em pouco tempo, pelo fato de ter forte domínio sobre o ambiente econômico na maioria dos países industrializados e emergentes. As empresas familiares são responsáveis por mais de 70% do PIB Mundial e no Brasil representam mais de 80% das empresas nacionais.
INTRODUÇÃO:
Até 1991 a inexistência de concorrência externa e a concorrência interna pouco expressiva mantiveram as empresas familiares em situações cômodas em mercado atraente. Elas eram estruturadas nos pilares patrimônio, valores e história com seus anos de funcionamento, clientes fiéis conquistados ao longo do tempo com características parecidas com a empresa, a gestão familiar representava sua reputação e a sucessão era passada de pai para filho sem levar em consideração a capacitação técnica-profissional do herdeiro do negócio, mas sim a cultura familiar.
Nos dias atuais, há diversos debates sobre o tema empresa familiar . Alguns especialistas e empresários, acreditam que família e empresa não devem se misturar. Quando isso acontece a eficiência de ambas acaba se reduzindo. Porém, o que se verifica é a existência de empresas familiares, assim como empresas não-familiares, eficientes e ineficientes.
Os defensores deste modelo de gestão argumentam que as empresas familiares são a coluna vertebral econômica das nações e são o terreno ideal para o nascimento de novos empresários.
Já