Plano de negocio
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NOTURNO
PROFESSOR: CHRISTIAN M. FALKEMBACH
GERÊNCIA DE PROCESSOS
Plano de Negócio: Clic Viandas
Adriane Caldeira
Edgar Kunz
Eduardo Saikoski
Felipe Ramos
Iuri Oliveira
Santa Maria, 03 de Dezembro de 2010.
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo uma nova era de competição e concorrência dentro do ambiente globalizado atual. A desintegração das fronteiras e abertura de novos mercados faz com que a concorrência cresça não só entre os tradicionais adversários, mas também pela inclusão de novos personagens em nichos específicos de negócios.
Conforme lembrado por Bretzke (2000), tal cenário abre oportunidades sem precedentes para conquistar novos mercados, mas também diminui ou torna extremamente competitivos os mercados tradicionais. Com isso, os clientes exigem e estão obtendo cada vez mais serviços na forma de valor agregado, o que nos remete a refletir sobre a necessidade de adotar o perfil empreendedor para atender as necessidades de inovação, renovação e qualidade nos produtos, bem como a flexibilidade, antecipação e atenção devida nos serviços de atendimento ao cliente.
Segundo Dornelas (2001), o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. O empreendedor tem habilidades maiores que o administrador, pois, além de atuar por motivação singular e de forma apaixonada, é visionário e busca sempre algo diferente. Assim, baseando-se numa simples idéia inicial para faturar em curto prazo, o empreendedor pode transformar algo que parece supérfluo em grande oportunidade de negócio.
Ao dar inicio a uma atividade empresarial o investidor precisa ter pleno domínio da mesma. Assim, da mesma maneira que é importante o conhecimento do ambiente econômico no qual se está inserido, a capacidade gerencial do empreendedor é de fundamental relevância para o bom desempenho do negócio. Devido a toda essa