A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA AS EMPRESAS
A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA AS EMPRESAS DE SERVIÇOS
1.0. INTRODUÇÃO
É indiscutível a importância do setor de serviços para a economia e sua participação vital no sucesso de um produto. Pode-se dizer que em tudo o que é produzido e comercializado existe um serviço agregado, seja em seu processo de fabricação ou na sua comercialização. A aquisição da matéria – prima, o transporte de uma mercadoria, o atendimento no ponto de venda, a assistência técnica, enfim, em torno de um produto existe um mix de serviços adequado à sua realidade e necessidade.
1.1. MARCA
O papel da marca é identificar o fabricante e permitir que os consumidores – finais ou organizacionais – identifiquem suas características e atribuam a responsabilidade do produto/serviço ao seu fabricante/prestador. Os consumidores podem avaliar um produto idêntico de forma diferente, dependendo de como sua marca é estabelecida. (KOTLER E KELLER - 2006).
2.0. BRANDING
Branding – Dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças. Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos consumidores ‘quem’ é o produto – batizando-o e utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-lo -, bem como a ‘que’ ele se presta e ‘por que’ o consumidor deve se interessar por ele.
2.1. BRAND EQUITY
Brand Equity – É o valor agregado atribuído à produtos e serviços. Esse valor pode se refletir no modo como os consumidores pensam, sentem e agem em relação à marca, bem como nos preços, na participação de mercado e na lucratividade que a marca proporciona à empresa. O brand equity é um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa.
2.2. PERCEPÇÃO
Uma marca terá associada a ela uma percepção de qualidade geral, não necessariamente baseada no conhecimento de especificações. A percepção da qualidade pode assumir, de certo modo, diferentes