Evidencia O Trabalho Escrito
A Ciência Contábil objetiva demonstrar as mutações patrimoniais, observando-se seus comportamentos e variações, nas empresas e afins, visando auxiliar seus usuários no processo de tomada de decisão.
O vocabulário da língua portuguesa descreve que evidenciar é tornar evidente, público, mostrar com clareza. Evidenciação, portanto, vai além de informar, relacionando-se diretamente com a sua divulgação, ou seja, tornar público dados e fatos que interessem a diversos usuários.
Isto pode ser apresentado ao verificarmos algumas definições, sobre a Contabilidade, dadas por dois renomados autores e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), apresentados a seguir:
Para Lopes Sá "a Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais" (SÁ, 1999, p.42).
Iudícibus afirma que "o objetivo principal da Contabilidade (e dos relatórios dela emanados) é fornecer informação econômica relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança." (IUDÍCIBUS,1997, p.28)
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Resolução n.º:774, a contabilidade tomo como um dos seus principais objetivos
“(...) prover os usuários com informações sobre aspectos de naturezas econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios”.
A partir dos conceitos apresentados acima, conclui-se que a informação contábil deve ser revestida de qualidade sendo objetiva, clara, concisa, permitindo que o usuário possa avaliar a situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre a tendência futura, de forma a atender sempre os próprios objetivos da entidade empresarial.
Devido a esta grande responsabilidade, a contabilidade