AGRUPAMENTO EM PARALELO DE GERADORES S NCRONOS
960 palavras
4 páginas
AGRUPAMENTO EM PARALELO DE GERADORES SÍNCRONOSNome: Grégory Plá
Turma: 3V
17/06/2015
Introdução
No mundo de hoje há varias estações de geração de energia elétrica, e estas utilizam geradores para converterem energia mecânica em energia elétrica, e esta energia elétrica produzida pelo gerador síncrono é fundamental para a alimentação de cargas nas indústrias ou para o funcionamento de eletrodomésticos nas residências, entre outras coisas. Mas para ter algumas vantagens de vários pontos de vista, é preciso utilizar os geradores síncronos de maneira que se possa ter uma distribuição confiável e sem interrupções, para que isso aconteça é recomendado o agrupamento de geradores em paralelo.
1. ASSOCIAÇÃO DE GERADORES SÍNCRONOS EM PARALELO
1.1 Necessidade de agrupamento em paralelo de geradores síncronos
Normalmente, os sistemas de geração de energia elétrica consistem de várias estações centrais geradoras operando em paralelo. Em cada estação central pode haver vários geradores, também operando em paralelo, mas por quê? Pois, não é conveniente usar um único gerador, de elevada potência, capaz de fornecer sozinho toda a potência elétrica necessária para abastecer as linhas utilizadoras.
As razões para que se utilizem mais de um gerador síncrono são duas:
1º) Se houver algum defeito no único gerador, a usina ficaria impossibilitada de alimentar as linhas utilizadoras, mesmo que estas necessitem de uma demanda menor.
2º) Nos períodos de pequena demanda, o único gerador de grande potência trabalharia com uma carga reduzida e, por consequência, com um rendimento baixo.
E por estes motivos é inconveniente que as usinas utilizem apenas um gerador, e para evitar isso são utilizados vários geradores de menor potência ligados em paralelo, o que facilita a vida dos encarregados da manunteção, pois quando há algum defeito em algum gerador é possível desconecta-lo do circuito e conectar outro de reserva.
O numero de geradores ligados pode variar