A importância da didática na formação do educador para o processo ensino-aprendizagem do educando
ERIKA DANIZE FERREIRA ROBERTO
RA: 2210110690
RESUMO
Este trabalho apresenta um resultado de pesquisa relacionado às formas de concepções e linhas de pensamentos voltados ao estudo da didática, presentes nas mais intensas discussões escolares e acadêmicas voltadas à educação. Apresenta também como o processo ensino aprendizagem deve considerar a interação entre professor e aluno, como mais decisiva para a conquista dos objetivos educacionais, o elemento decisivo não é a quantidade da interação, mas a intensificação que favorecem as atividades de aprendizagem e as modalidades interativas, especialmente as favoráveis a consecução das metas educacionais.
Palavras-chave: Didática; Formação do Professor; Processo de Ensino-Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se a um resultado de pesquisa relacionado às formas de concepções e linhas de pensamentos voltados ao estudo da didática, presentes nas mais intensas discussões escolares e acadêmicas voltadas à educação. E como, a didática, passou a ser conceituada como ciência e arte de ensinar, prestando-se, assim, a pesquisas referentes à como ensinar.
Mostrando como a didática descreve e explica as relações e ligações entre o ensino e indicam princípios, condições e meios de direção do ensino tendo como foco principal o processo de aprendizagem. Educação é um fenômeno social e universal, além de ser uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.
A didática deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
Analisamos também como o processo ensino aprendizagem deve considerar a interação entre professor e aluno, como mais decisiva para a