Normas e regras do código internacional de nomenclatura zoológica (cinz)

5995 palavras 24 páginas
Normas e regras do código Internacional de Nomenclatura Zoológica (CINZ)

Os nomes científicos são compostos e aplicados a cada unidade taxonômica animal, existentes na natureza ou extintos, é denominado nomenclatura zoológica. Para reger esse sistema foi elaborado, em 1961, o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, que, atualmente, encontra-se em sua quarta edição, publicada em 2000. Ele é um documento adotado pela comunidade zoológica internacional. Por uma questão histórica, ainda hoje ele também é utilizado para os protozoários (reino Protista). O objetivo do código é promover a estabilidade e a máxima universalidade dos nomes científicos dos animais e assegurar que o nome de cada táxon seja único e distinto. os nomes científicos são compostos e aplicados a cada unidade taxonômica animal, existentes na natureza ou extintos, é denominado nomenclatura zoológica. Para reger esse sistema foi elaborado, em 1961, o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, que, atualmente, encontra-se em sua quarta edição, publicada em 2000. Ele é um documento adotado pela comunidade zoológica internacional. Por uma questão histórica, ainda hoje ele também é utilizado para os protozoários (reino Protista). O objetivo do código é promover a estabilidade e a máxima universalidade dos nomes científicos dos animais e assegurar que o nome de cada táxon seja único e distinto.
Todos os cientistas que desejam nomear um elemento da natureza deve se atentar a regra internacional, geralmente, o nome de uma espécie é formado por duas palavras escritas em itálico ou sublinhadas. A primeira é o gênero, escrito com inicial maiúscula e a segunda é o epíteto específico, escrito sempre com letras minúsculas. Ex.: Homo sapiens – espécie humana.
Os nomes devem ser escritos em latim. Se forem de outra língua, devem ser latinizados, desde os gêneros ao reino, os nomes classificados devem vir com a inicial maiúscula, já as espécies, recebem o nome de binominal e devem estar em itálico ou

Relacionados

  • Nomenclaturas (Zoologia)
    1218 palavras | 5 páginas