Lipe
O que e Radioatividade:
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX, até esse momento predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron.
Veja a diferença entre radiação natural e artificial:
- Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
- Radioatividade artificial ou induzida: É aquela produzida por transformações nucleares artificiais.
Partícula Alfa, Beta, Gama
Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, átomos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.
Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0.
Radiação Gama (γ): ou raios gama. O comprimento de onda desta radiação varia de 0,5? A 0, 005? (unidade de medida: angstroms). As radiações gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica.
Cinética da radioatividade
É a parte da química que estuda a velocidade das reações químicas. V = | variação da quantidade de A unidade da velocidade pode ser expressa em:
* mol / L x s
* mol / L x min.
* mol / L x uma substância | ¸ intervalo de tempo
Meia vida ou período de semidesintegração: é o tempo que leva para a metade da amostra desintegrar-se.
Quando o número de meias-vidas aumenta de 1, 2, 3, 4 vezes etc., o valor da massa inicial (mi) diminui,