O que é empreendedorismo social?
(Adaptado do The Meaning of Social Entrepreneurship by J. Gregory Dees)
Fonte: http://www.gsb.stanford.edu/csi/SEDefinition.html)
Muitos de vocês já ouviram falar de empreendedores. Comumente este termo se refere a uma pessoa que começa um negócio; um novo empreendimento para ganhar lucro e renda. Mas a palavra “empreendedor” não se limita à área de negócios. Veio da língua francesa e significa “alguém que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante”. A palavra foi associada aos indivíduos que estimularam o crescimento econômico por encontrarem diferentes e melhores maneiras de fazer as coisas. Em vez do tipo do empreendimento que o individuo tem, a palavra descreve uma postura, comportamento e conjunto de qualidades. Empreendedores vêem possibilidades, e não problemas, para provocar mudanças na sociedade e não se limitam aos recursos que têm num momento.
Empreendedores sociais têm características semelhantes aos empreendedores de negócios, mas possuem uma missão social onde o objetivo final não é a geração de lucro, mas o impacto social; são os agentes de transformação no setor social. Não se contentam em atuar apenas localmente. São extremamente visionários e pensam sempre em inspirar a sociedade com as suas idéias e como coloca-las em prática. São persistentes e, ao invés de desistir ao enfrentar um obstáculo, os empreendedores sociais se perguntam “como posso ultrapassar este obstáculo?” e seguem com determinação suas respostas.
Empreendedores são inovadores. Eles criam novos paradigmas e são pioneiros de novas abordagens. Isto não significa que criem algo completamente novo. Muitas vezes, transformam algumas idéias já existentes; utilizam a criatividade para aperfeiçoar ou reinventar processos. É um processo criativo e contínuo de explorar, aprender e melhorar.
Outros textos sobre empreendedorismo social:
Um empreendedor social é um "indivíduo com experiência na área