A importancia da oralidade na pratica social
A analise e estudo da oralidade é uma questão de extrema importância no processo de interação verbal, tanto pessoal como profissional, neste sentido é falso dizer que a oralidade privilegia apenas a espontaneidade, o relaxamento, a falta de planejamento, e até o descuido em relação às normas da língua padrão; muito pelo contrário para uma oralidade eficiente, precisa seguir normas e padrões necessárias para seu uso e verdadeiro entendimento. Neste contexto a uma extrema necessidade de desenvolvermos atividades principalmente nos livros didáticos, pois é um grande instrumento do professor. Partindo do pressuposto de que nas sociedades ocidentais ou ocidentalizadas, usamos a língua cotidianamente, tanto em sua modalidade oral quanto escrita, operando/ passando da fala à escrita e da escrita à fala, tratar os processos lingüísticos de oralidade e escrita sob a ótica de um trabalho interativo, estabelecendo relações entre suas semelhanças, diferenças e, conseqüentemente, as influências exercidas entre os mesmos, poderá ser muito interessante para o processo de ensino a aprendizagem da língua. Segundo Fávero (2003 , p.115)"É necessário mostrar que há diferentes níveis de fala e escrita, isto é, diferentes níveis de uso da língua, e que a noção de dialeto padrão uniforme é teórica, já que isso não ocorre na prática".
Portanto, é necessária a mediação do professor no sentido de mostrar ao aluno que fala e escrita influenciam-se mutuamente e, também, valorizar a linguagem presente nos textos falados dos alunos como partida para a reflexão sobre a língua materna.
Nesse contexto, torna-se necessário o ensino da oralidade, para mostrar as características que a diferencia ou aproxima da escrita no primeiro momento. Segundo Marcuschi (2001, p. 25), oralidade é "uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma