MINIPROJETO INTERDISCIPLINAR DA ORALIDADE A ESCRITA
1809 palavras
8 páginas
Titulo: Da oralidade à escritaParticipantes: Maria Betânia Oliveira da Paz Maria de Fátima Oliveira de Jesus Marques
Maria da Glória Ribeiro Borges
Maria Luiza Meira Barros Lisboa
Maria Rita Santos
Marluce Teixeira Santana
Nádia Castro Santos
Tutora: Maria Silvia Bertozi Viana
Síntese: O miniprojeto interdisciplinar Da oralidade à escrita será realizado em turmas do 9º ano, do Ensino Fundamental II, com a finalidade do desenvolvimento das competências e habilidades na oralidade, leitura e escrita dos alunos, tendo como suporte o gênero textual rap.
2. DESCRIÇÃO
O miniprojeto interdisciplinar Da oralidade à escrita deve ser aplicado em turmas do 9º ano (8ª série), alunos que geralmente apresentam a faixa etária de 13 (treze) a 15 (quinze) anos.
O tema apresentado comtemplará como gênero textual o rap.
Observa-se que nesta faixa etária os alunos gostam muito de ouvir, cantar e dançar este estilo musical, tornando necessário que a escola abrace esta nova forma de comunicação, que nos oferece ritmo e poesia, apreciando-o e trabalhando em sala de aula sob a orientação do professor que nos dias de hoje traz uma função primordial, o de ser o mediador do processo ensino-aprendizagem.
Escolheu-se o rap por ser um gênero textual que contempla a oralidade, privilegia-se a palavra falada e leva-os a desenvolver a argumentação.
Destaca-se a leitura, pois quando o lemos vemos letras de protesto, e também a escrita dando a possibilidade ao ser humano de através do texto mostrar narrativas que denunciem a desigualdade econômica e social.
O miniprojeto interdisciplinar será desenvolvido em 4 (quatro) fases:
Primeira fase: Os alunos, sob orientação do professor de Língua Portuguesa, farão uma pesquisa sobre este gênero textual, o que significa, o seu contexto histórico, surgimento e sua finalidade.
Segunda fase: Os alunos trabalharão raps conhecidos de grupos, como: Racionais, Gabriel, o Pensador, MV Bill, lendo-os, analisando-os e com comentários de suas músicas.
Terceira