Tuberculose
A tuberculose, chamada antigamente de peste cinzenta e conhecida como tísica pulmonar ou doença do peito, é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões; mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, Rins, órgãos genitais, intestino delgado e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Tipos de Tuberculose
São Vários os tipos de tuberculose:
Tuberculose pulmonar - é a manifestação mais comum da doença. A transmissão é feita pelo ar, através de aerossóis expelidos pela tosse, espirro ou pela própria fala. Por ser também uma infecção pulmonar, o quadro pode lembrar o de uma pneumonia. Porém, enquanto a pneumonia é uma doença mais aguda, que se desenvolve em horas/dias, a tuberculose é mais lenta, evoluindo em semanas.
Tuberculose extrapulmonar - A tuberculose em outros órgãos também costuma causar emagrecimento, febre, etc. A diferença é que não há sintomas respiratórios, mas sim sintomas específicos do acometimento de cada órgão.
Tuberculose pleural - A tuberculose extrapulmonar mais comum é tuberculose pleural, que como diz o nome, acomete a pleura, membrana que recobre os pulmões. Os sintomas mais comuns (além dos descritos acima) são dor torácica unilateral e falta de ar, causado pelo aparecimento de derrame pleural, mais conhecido com água na pleura.
Tuberculose ganglionar - A tuberculose ganglionar é uma manifestação comum nos pacientes soropositivos infectados pelo bacilo de Koch. O quadro típico é de aumento dos linfonodos na região do pescoço. No início, os gânglios têm crescimento lento e são indolores; posteriormente, aumentam de volume e tendem a se agrupar, podendo criar fístulas (comunicações) para a pele.
Tuberculose óssea - A