A ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM ENSINO FUNDAMENTAL
2743 palavras
11 páginas
A ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM ENSINO FUNDAMENTALJosé Igo da Costa Guedes
Mayara Ferreira de Araújo
Renato Suellisom da Silva Medeiros
1. Introdução
A oralidade é um tema de ampla discussão desde tempos remotos até os dias atuais. As recorrências que os usuários da língua fazem a comunicação oral nas situações cotidianas tornam esta modalidade um fundamento para as práticas comunicativas.
Diante disso, o trabalho com a Língua Portuguesa no ensino básico tem sido objeto de muitas análises de pesquisadores em educação e linguistas interessados em apresentar novas formas de estudo da língua materna.
É cada vez mais nítido o fato de que a oralidade não recebe a atenção merecida nas esferas sociais, suas regras e de organização são ignoradas até mesmo nas salas de aula de língua portuguesa. Dentre os fatores que acarretam nesta problemática, pode-se destacar principalmente a proposta de ensino contida no livro didático, que na maioria doas casos prioriza a modalidade escrita. Por esse motivo, o livro didático vem sendo pauta para várias discussões e dentre elas está o modo como o professor de língua portuguesa pode abordar a oralidade em sala de aula através das proposições do livro didático.
Partindo disto, avaliamos as informações disponíveis no livro didático do 8º ano, utilizado em uma escola da rede pública de ensino, abordando o contexto do ensino da oralidade. Para tanto, foram adotados os princípios estabelecidos nos PCN’s de Língua Portuguesa, meio que permitiu a verificação do trabalho com a oralidade no livro didático.
Destarte, este trabalho oferece compreensões a cerca de como o livro didático explora os gêneros da oralidade em sala de aula.
2. Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa
Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais, as propostas de ensino da educação básica têm passado por reformulações, inclusive o currículo da disciplina de Língua Portuguesa. Na visão dos PCN’s de Língua Portuguesa
o