EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física
- É uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano.
- A educação física trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças.
- É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
Esporte
- A grande diferença entre educação física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se às diversas modalidades organizadas. - Esta diferença é muito importante, pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas.
- Educação física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. - É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades.
- Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a competição.
- A educação física era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. - Atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares.
- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a educação física na escola deve ser constituída de três blocos: - Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas; - Atividades Rítmicas e Expressivas; - Conhecimentos sobre o corpo.
- O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô.