alfabetizaçao 1
GABARITO DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO PRESENCIAL (AP1) 2013-1
DISCILINA: ALFABETIZAÇÃO 1
Questão 1 (2,5) A ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos provocou, dentre outros aspectos, discussões entre estudiosos e especialista sobre o ensino da leitura e da escrita para crianças antes dos sete anos. Baptista (2009) apresenta alguns pontos polêmicos de tal discussão e evidencia contribuições do campo da psicologia voltadas a referida questão. Disserte sobre a posição da autora no que se refere ao ensino sistemático da leitura e da escrita para crianças de 6 anos. Em seguida, posicione-se. Fundamente teoricamente sua resposta.
Exemplos de respostas consideradas adequadas
Exemplo 1 Segundo a autora, ensinar sistematicamente crianças de 6 anos a ler e a escrever é fundamental e necessário, pois nesta idade elas já são capazes de adquirir o conhecimento da linguagem, pois estão inseridas em uma sociedade de signos. E, ao estarem inseridas neste mundo letrado, questionam e participam ativamente dele ao seu modo.
A ampliação do ensino fundamental para 9 anos possibilitou, ao ver de muitos estudiosos da área, a aquisição de saberes por parte dos alunos. Respaldados nas contribuições da psicologia, que contribuiu com estudos sobre a infância como uma fase diferenciada da vida humana, que implicou numa nova forma de tratamento das crianças pelos adultos.
Segundo Vygotsky, a partir de três anos de idade, a criança é capaz de entender, mesmo que arbitrariamente, os signos. Aos seis anos, ela já é capaz de dominar sistemas simbólicos de representação, mas devem ser ensinada de forma adequada.
Baptista discute questões sobre como ensinar uma criança de forma que o ensino não represente uma agressão à infância, e para tanto, chama atenção da importância do lúdico, do ensino de forma prazerosa, a partir dos interesses e necessidades da criança.
Estas questões foram trabalhadas por muitos pesquisadores e ainda é. Chega-se a uma conclusão