A Implantação do Sistema de Qualidade
A Qualidade é conhecida há milênios.
Na realidade, desde que o ser humano está sobre a face da Terra existe a preocupação com a qualidade(...), desde o primeiro utensílio feito, o primeiro abrigo construído, a primeira ferramenta produzida, o homem preocupou-se com a qualidade. Se não para que fazer uma cuia que vazava o líquido de deveria conter? Para que escavar a montanha se o abrigo construído era pequeno ou a apertura para expulsão da fumaça da fogueira era mal posicionada.(Ballestero: 2001. p.138).
Diversos fatores, entre os quais a globalização da economia, fizeram com que as empresas fossem obrigadas a sair do antigo estado de acomodação, para buscar novas vantagens competitivas que garantissem a sua sobrevivência. Pra enfrentar um consumidor cada vez mais exigente e uma concorrência acirrada, as empresas vêm realizando uma verdadeira “Revolução da Qualidade”.
Devido aos aspectos apresentados acima, somente no século XX a qualidade surgiu formalmente como função da administração, a partir dos trabalhos de Taylor à aplicação desses preceitos por Ford. Iniciou-se com a era da inspeção. Atualmente, a qualidade tem o enfoque mais estratégico, deixando de ser apenas uma ferramenta dos departamentos de produção e operações, para permear toda a organização, tendo atenção e preocupação da alta direção.
1.1 Primeira Era da Qualidade – Surgimento da Inspeção
A prática sistemática da busca de qualidade de produtos e processos apareceu somente a partir do século XX, com o surgimento da produção em massa e da necessidade da uniformidade das peças. Neste primeiro momento a qualidade era sinônimo de inspeção.
Nos primórdios da indústria moderna, a inspeção era feita pelo próprio artesão, que tinha interesse genuíno em fazer produtos segundo especificações rigorosas, que atendessem as sua próprias exigências estéticas, ou que impressionassem positivamente os clientes. [...] No início do século XX, as