Biossegurança
Biossegurança em Salão de Beleza
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais é crescente a preocupação com limpeza, higiene e esterilização dentro dos estabelecimentos na área da beleza. Profissionais e clientes estão cada vez mais informados, por isso é muito importante que os profissionais tenham conhecimento das medidas de biossegurança, que são importantíssimas para evitar riscos de acidentes, riscos ergonômicos que podem causar desconforto do profissional, afetando assim sua saúde com riscos físicos e materiais cortantes, riscos químicos pela natureza da atividade exposta e também riscos biológicos que esta ligada diretamente a fungos, bactérias etc.
O risco de agravos à saúde nos estabelecimentos de embelezamento pode ser variado e cumulativo tanto para os trabalhadores como para os clientes.
Portanto, é de vital importância que todos os profissionais conheçam e adotem o conceito de Biossegurança a fim de se obter ambiente profissional livre de riscos para os trabalhadores e clientes.
O significado etimológico da palavra Biossegurança – VIDA e SEGURANÇA – esse binômio pode ser compreendido, como um conjunto de comportamentos, conhecimentos, hábitos, ações que são passadas ao homem para que suas atividades possam ser realizadas de forma segura e sem risco à vida (SHMIDLIN, 2005, p.02).
O profissional de estética durante a realização de limpezas de pele está exposto á uma grande variedade de microrganismos, que podem ser causadores de doenças infectocontagiosas. Essa exposição acaba sendo facilitada, derivo á proximidade profissional, cliente durante o atendimento, no qual há um período de contato prolongado, aumentado as chances de exposição do profissional a fluidos orgânicos, provenientes do cliente e de contato com lesões presente na pele do mesmo.