Apts implantação de sistemas de qualidade
1). Parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança.
Presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo. Esse sistema de governo foi criado pelos norte-americanos no século XVIII.
2. Teoricamente no Presidencialismo o poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, cabendo ao Legislativo aprovar as leis, de forma independente. Na pratica o Executivo tem grande influencia do Legislativo, usando para isso distribuição de Ministérios e cargos na administração pública com o objetivo e ter maioria na Câmara dos Deputados e Senado.
No Parlamentarismo o Presidente da República representa a Nação e se coloca como poder moderador nas crises políticas, podendo dissolver o Congresso Nacional e convocar novas eleições.
No Parlamentarismo, o Congresso Nacional elege um 1º Ministro que vai de fato governar o país.
A vantagem do Parlamentarismo é que no caso de uma crise grave, não é necessário esperar por nova eleição para se eleger um novo governante. Basta o Presidente dissolver o Congresso e convocar novas eleições para que nova maioria seja formada e um novo 1º Ministro seja eleito.
As maiorias no Congresso se formariam naturalmente sem a necessidade da corrupção de parlamentares como hoje acontece. Os Partidos políticos teriam que ser programáticos e não fisiológicos como são hoje. Teriam que apresentar para a população seus Programas de Governo de forma clara e seriam cobrados se não cumprissem. Nas campanhas eleitorais teriam que dizer o que vão fazer se forem eleitos de forma clara para que a população tome a sua decisão. Acabaria com a praxe de dizer uma coisa e fazer outra quando eleitos.