Doenças causadas por platelmintos
ESQUISTOSSOMOSE
É uma doença causada por espécies do gênero Schistosoma. Dependendo da espécie, o verme aloja-se nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino, ou do fígado.
SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A doença tem uma fase aguda, em que a pessoa portadora apresenta manifestações como coceiras e dermatites, febre, tosse, diarréias, enjôos, vômitos e emagrecimento. A fase crônica pode durar vários anos. Nessa fase podem ocorrer prisão de ventre. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento de fígado e cirrose, aumento do baço, hemorragias provocadas por rompimentos de veias do esôfago, e barriga-d'água.
Existem algumas drogas terapêuticas capazes de matar o verme no organismo humano, mas a melhor maneira de combater é a prevenção, que pode ser feita das seguintes maneiras:
- impedindo que os ovos dos esquistossomos, presentes nas fezes, contaminem rios, lagos e açudes, para isso é preciso construir instalações sanitárias adequadas, como fossas ou sistemas de esgotos, e aterrar locais com muito acúmulo de água da chuva.
- combater caramujos transmissores, que servem como hospedeiros intermediários para o verme, isso pode ser feito pela aplicação, na água de lagoas, de substâncias moluscocidas.
- evitar a penetração de larvas no corpo; para isso não se deve consumir água de locais onde vivem os caramujos transmissores ou utilizá-la para tomar banho, também deve-se ferver a água antes de utilizá-la.
TENÍASE
Adquire-se teníase pela ingestão de carne mal cozida contendo cisticeros, que são bolsas ovóides esbranquiçadas e semi-transparentes com tamanho entre 0,5 cm e 0,2 cm. No intestino do hospedeiro, os cisticero se expande, formando um pequeno escólex que se fixa à mucosa intestinal, dando origem a uma tênia.
Entre as diversas espécies de tênia, duas são parasitas importantes da espécie humana: Taenia saginata(tênia-do-boi), que pode atingir até 9m de comprimento, e a