Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em uma Indústria Farmacêutica
A cada dia se torna mais evidente a preocupação mundial com a qualidade. Esta palavra é expressa de várias formas diferentes e decifrada em vários significados como funcionalidade, segurança, pontualidade, regularidade, atendimento ao cliente, suporte técnico e muito mais, sempre visando a satisfação do cliente.
Com a conscientização da importância da qualidade e a busca de seu atendimento, um profissional que se dedique a sua gestão se faz necessário juntamente com o uso de ferramentas para uma gestão racional e eficiente da qualidade almejada.
Gestão é a forma pela qual a organização estabelece estratégias, prioriza as ações, define e alcança objetivos para solucionar com propriedade as ações priorizadas. Através de um sistema de gestão a organização administra o seu destino e constrói seu futuro (MOURA;MARRI[s.d])1)
A adoção de um sistema de gestão da qualidade deve ser uma decisão estratégica de uma organização, sendo o projeto e a implementação influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos, processos empregados e o tamanho e estrutura da organização.
A gestão da qualidade influencia o desempenho econômico de uma organização tanto a longo como em curto prazo.
A série de normas ISO 9000:2000 visa à adequação de quem a utiliza a consciência da qualidade, principalmente por parte do cliente. (ABNT,2000)
A série ISO 9000:2000 pode ter caráter decisivo em uma organização por alguns aspectos como: introdução de gestão orientada; introdução de uma visão sistêmica; tem como requisito importante a melhoria contínua.
Este trabalho se aterá na NBR ISO 14919 – Requisitos específicos para a aplicação da NBR ISO 9001:2000 em conjunto com as boas práticas de fabricação para indústria farmacêutica (BPF), tendo maior ênfase nesta última. Para isto serão analisados os requisitos específicos da Resolução de Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (BRASIL, 2003)
A norma NBR ISO