A história da gastronomia
O inicio da nossa civilização está intimamente relacionado com a procura dos alimentos e com os rituais e costumes de seu cultivo e preparo
PRÉ-HISTORIA – COMO TUDO
COMEÇOU
O homem pré-histórico criou todo tipo de armas, começou a caçar e deixou de se alimentar apenas de vegetais. A passagem de uma alimentação vegetariana para uma outra carnívora teve sérias consequências na vida do homem.
Com a dieta carnívora, o homem acostumou-se ao sal encontrado na carne que comia e passou a depender dele.
A DESCOBERTA DO FOGO
A crença de que comida quente é substancial é bastante antiga.
O fogo também teve um papel decisivo na conservação das comidas, quando o homem aprendeu que os alimentos se deterioravam no ar e no calor, perdendo a pureza e as propriedades nutritivas.
Mais tarde, as carnes foram secas por exposição ao sol, como também as frutas e os vegetais
A AGRICULTURA E A
DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS
A população caçadora vinha crescendo, com isso, ocorrendo escassez de alimentos. Era preciso arranjar uma nova forma de sobrevivência. O homem começou, então, a semear e colher, passando a perceber a influência dos fenômenos meteorológicos sobre a terra.
Observando, ele aprendeu sobre a estação chuvosa ou de enchentes, sobre a época de semear ou de colher
O homem acabou se ligando definitivamente ao solo, o que lhe trouxe novos hábitos.
Surgiram os utensílios de cerâmica para armazenar e conservar os alimentos, com isso a alimentação humana ficou bem mais variada. No caminho da cerâmica vieram a cocção e o caldo. E este abriu espaço para toda uma série de cozinhados mais elaborados, como as sopas, papas, mingaus, pirões, purês, tortas, consommés e bebidas aquecidas, que completavam a alimentação.
O vinho já era produzido naquela época, sendo produzido com frutas como framboesa, amora e cerejas silvestres. Até hoje esse tipo de vinho ainda é bastante