Transmissão
A transmissão da força gerada pelo motor existe no automóvel desde sua criação. No começo a transmissão era realizada por polias e correias ou por discos de atrito colocados perpendicularmente entre si. Depois as relações de transmissão foram introduzidas e criadas às caixas de relações, conhecidas popularmente por caixa de câmbio.
Relação de transmissão por polias e correia
As transmissões de força podem ser efetuadas nas rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro rodas, independentemente da posição do motor, que pode estar atrás do veículo, na frente ou no centro do veículo.
Os tipos mais comuns de transmissões são mecânicas, aquelas que o motorista realiza a mudança de marcha e acionando a embreagem e uma alavanca de seleção, mas existem transmissões automáticas que realizam as trocas por meio hidráulico com comandos sensoriais ligados a caixa, motor e pedal de acelerador.
A transmissão do veículo é um sistema importante e deve ser compreendido no entendimento do funcionamento do automóvel, as transmissões estão evoluindo e a tecnologia no desenvolvimento de novos produtos são contínuos na indústria automotiva.
TREM MOTRIZ
Sistema mecânico com a função de prover adequadas condições de força e de velocidade ao veículo, para vencer os esforços de inércia e de resistência ao movimento, ou à mudança de uma condição de movimento para outra.
O trem motriz deve oferecer relações de transmissão adequadas para efetivamente utilizar a potência do motor. Particularmente em veículos comerciais, a escolha correta do trem motriz torna possível manter o motor operando dentro de uma faixa de funcionamento de máxima performance ao menor custo. Esta faixa ocorre onde o motor produz a máxima potência por unidade de massa de combustível.
As funções