Desigualdades
- O desenvolvimento não uniforme do país deve-se, principalmente, a sua extensão territorial.
- A integração entre as regiões dá-se devido a expansão de uma área de influência que passa a envolver as demais, através da formação de redes de comunicação e transporte entre as diferentes regiões, que intensifica a circulação de mercadorias, capital e pessoas.
*Atualmente, no brasil, essa região de grande influencia é a Região Sudeste.
*A polarização dessa região iniciou-se ainda no final do século 19, durante a economia cafeeira, que antecedeu o desenvolvimento industrial.
*Hoje tem-se notado uma crescente desconcentração das atividades industriais nessa região pois as industrias estão migrando para outras partes do país. Tal processo fortalece a integração das regiões pois mostra novas formas de desenvolvimento sem prejudicar o dinamismo econômico do Sudeste, já que este ainda conta com as sedes administrativas dessas empresas.
DESIGUALDADES REGIONAIS
- A qualidade de vida de uma população é apontado pelo indicador IDH, da ONU, através da avaliação de três quesitos: expectativa de vida e níveis de renda e educação.
- No brasil, esses dados são coletados pelo IBGE.
*Devido as diferentes realidades vivenciadas no Brasil, esse índice precisa ser analisado para que não haja interpretações erradas, já que o alcance de um elevado IDH não significa que a mesma realidade é vivenciada em todo o território nacional.
*IDH: Índice de Desenvolvimento Humano
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
ONU: Organização das Nações Unidas
AÇÕES ESTATAIS
-Essas ações s]ao medidas tomadas pelos governos para diminuir as desigualdades entre as regiões.
-No século 19 criou-se a Superintendência de Estudos e Obras Contra a Seca, atual DNOCS e a Superintendência de Defesa da Borracha
*A primeira tinha como objetivo combater a seca, considerada a principal razão para o subdesenvolvimento da região. A segunda foi criada