a historia da gastronomia
DESDE OS TEMPOS IMEMORIAIS EM QUE O HOMEM APRENDEU A FAZER FOGO, PROCUROU COMER MELHOR.
O PRIMEIRO COZINHEIRO FOI, SEM DÚVIDA, AQUELE QUE, COLOCANDO UM PEDAÇO DE CARNE CRUA PARA ESQUENTÁ-LA AO FOGO, VERIFICOU QUE ESTA ESTAVA MAIS SABOROSA, E FÁCIL DE SER MASTIGADA.
NESTE MOMENTO, DE UMA FORMA PRIMITIVA, NASCIA A COZINHA QUE PROGREDIU MUITO, DEVIDO ÀS OUTRAS DESCOBERTAS SEMELHANTES.
UM HOMEM ENGENHOSO ENCONTROU UMA FORMA DE ESQUENTAR ÁGUA EM UMA PEDRA COM UMA CAVIDADE EM FORMA DE CONCHA. DEPOIS DESTA “MARMITA” PRIMITIVA, , SUCEDERAM-SE VASILHAMES DE ARGILA,ESPETOS DE METAL E PERMITIRAM AOS PRIMEIROS HOMENS A REALIZAR TODOS OS TIPOS DE COCÇÃO.
CRIOU-SE O FORNO DE BARRO COMPACTADO NA GRÉCIA ANTIGA. ESPECIFICAMENTE NOS CASTELOS FEUDAIS, UTILIZAVAM LAREIRAS PARA ALGUNS PREPAROS CULINÁRIOS E COMEÇARAM A SEREM FEITOS UTENSILHOS DE COZINHA COMO “PANELAS COM PERNAS” E GRELHAS, FABRICADOS COM FERRO EM BRONZE. MUITAS VEZES ERAM UTILIZADOS METAIS PRECIOSOS, MAGNIFICAMENTE ORNAMENTADOS. A SUNTUOSIDADE DESTAS PEÇAS, PODE SER VISTA NO MUSEU NACIONAL DO LOUVRE EM PARIS.
COZINHA ATRAVÉS DOS TEMPOS
NÃO SE TEM UMA DATA EXATA DE QUANDO SE INICIOU A ORGANIZAÇÃO DA COZINHA. MAS PODEMOS ENCONTRAR NO LIVRO DE GÊNESIS, NA BÍBLIA, ONDE SE RELATA A HISTÓRIA DE JOSÉ NO EGITO. FALAVA SE EM PADEIRO CHEFE E COPEIRO MOR.
A GRÉCIA E DEPOIS ROMA, LEVARAM A ARTE À MESA A UM ALTO NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO.
NO IMPÉRIO ROMANO NÃO HAVIA COZINHEIRO. ERAM OS PADEIROS (MAGEIROS) QUE PREPARAVAM OS TRABALHOS DA COZINHA, QUE NA SUA MAIORIA, ERAM A BASE DE ÃES, ASSADOS, LEGUMES E FRUTAS.
SOMENTE DEPOIS DA GRANDE GUERRA CONTRA AHTIOQUIOS III – O GRANDE, QUE OS ROMANOS, CONHECERAM O LUXO DOS FESTINS, NECESSITANDO COZINHEIROS HÁBEIS. OS COZINHEIROS, ANTES ESCRAVOS, PASSARAM A SER REMUNERADOS. COZINHAR, QUE ERA UM SIMPLES TRABALHO, PASSOU A SER UMA ARTE CULINÁRIA, TÃO IMPORTANTE COMO S DEMAIS ARTES, TALVEZ ATÉ MAIS IMPORTANTE, POIS ESTÁ LIGADA AO PRAZER