A Hist Ria Do R Dio No Brasil
Brasil
No Brasil, foi em 1922 que a radiodifusão sonora foi apresentada. O primeiro contato com uma estação transmissora de rádio ocorreu no Rio de Janeiro. A então capital da República festejava o Centenário da
Independência do Brasil. Todas as atenções estavam voltadas para a Exposição do Centenário da
Independência, onde cada país amigo apresentava em um stand, uma novidade.
À empresa norte-americana Westinghouse Electric coube a missão de demonstrar a montagem e o funcionamento de uma emissora de rádio, desembarcando no Rio, uma estação completa.
O estúdio foi montado no pavilhão norte-americano da feira, na Praia Vermelha e o transmissor instalado no alto do Corcovado.
Através desta estrutura, ocorreu a primeira transmissão radiofônica no Brasil, em caráter experimental. No dia 7 de setembro de 1922, o discurso do então Presidente da República, Epitácio da Silva Pessoa, chegou ao grande público por intermédio de um sistema de altofalante e a um grupo de brasileiros privilegiados, através de aparelhos receptores de rádio.
Rádio Nacional e A Voz do Brasil
Outro momento marcante foi a inauguração da
Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1936, que, com transmissões em ondas médias e curtas, atingia todo o território nacional e até outros países. Percebendo o potencial de divulgação das transmissões nacionais, Vargas usou a emissora para fazer propaganda política. Pouco antes, o presidente acatou a ideia de criar a Voz do Brasil, concebida por
Armando Campos, que foi ao ar pela primeira em junho de 1935, sob o título de "Programa Nacional", e com locução de Luiz Jatobá – que se tornaria uma das celebridades da época.
Em 1938, o programa passou a ter veiculação obrigatória, com a divulgação dos atos do Poder
Executivo, já com o horário que o consagraria, das 7 às 8 horas da noite. Àquela altura, o país já contava com mais de 70 emissoras de rádio.
Radionovelas e o Repórter Esso
"Em busca da Felicidade", a primeira radionovela da emissora,