Uma breve hist ria do r dio no Brasil
Em 1922 que o Brasil foi apresentado à radiodifusão sonora. O primeiro contato aconteceu em uma estação transmissora no Rio de Janeiro. À época o Rio era a capital do Brasil e festejava o centenário de independência do país.
Todas as atenções estavam voltadas para a exposição do centenário e cada país amigo apresentava um stand e novidades de seus respectivos países. Uma empresa norte-americana chamada Westinghouse Electric trouxe uma estação completa de rádio ao Rio. O estúdio foi montado no na praia vermelha e o transmissor foi instalado no corcovado.
Com esta estrutura montada, ocorreu a primeira transmissão radiofônica no Brasil em caráter experimental. Na mesma noite a ópera O Guarani , de Carlos Gomes, foi reproduzida para os ouvintes. Pode-se imaginar como as pessoas devem ter reagido à isto, visto que mesmo a maioria abastada da sociedade, pouco contato tivera com o universo do rádio.
A celebração da primeira transmissão radiofônica também marcou época por originar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira estação do Brasil. Foi doada ao governo em 1936 e a estação permanece em atividade até os dias de hoje agora com o nome de Rádio MEC.
Durante certo período entre a década de 20 à 30 os sinais de rádio foram utilizados pelos correios para divulgações de informações à cerca de valores de produtos cotados em alta. Posteriormente, vieram à nascer outras rádios como Rádio Record (1928) em São Paulo, Bandeiras, Tupi, Nacional, Gaúcha de Porto Alegre, Globo e Excelsior.
Antes do advento da televisão, as mulheres suspiravam pelos romances nas radionovelas, enquanto os homens afligiam-se com a narração do jogo de futebol. Coisas que transformaram o rádio no meio icônico que é hoje. Atores, cantores, apresentadores de telejornais e humoristas foram eternizados no rádio por sua contribuição no meio da comunicação.
Além de instrumento de entretenimento e informação, o rádio passou a se tornar canal de comunicação