A formação dos professores da educação básica: um elemento contribuinte para a qualidade do ensino
Sandra Nara Neves de Oliveira, Unicentro, sandrann_11@hotmail.com.br
Palavras-chaves: Formação de professores, Educação básica e Práticas pedagógicas.
Introdução
A educação atual vem sendo acompanhada de intensas mudanças exigidas pela sociedade, como apoio na formação de um novo sujeito. Essas transformações ocorrem em todos os setores, e fazem com que as organizações e seus integrantes se adaptem a essas alterações de maneira muito rápida e de diferentes proporções. Com base nisso, essa pesquisa teve como foco a área da educação, onde se buscou analisar a formação dos profissionais e a sua preparação para atuar diante de um trabalho pedagógico coerente com as necessidades exigidas e impostas pela sociedade atual, mais especificamente na Educação Básica. Teve como ponto de partida a premissa de que uma prática pedagógica qualitativa depende também da formação técnica do profissional e do seu nível de comprometimento com a educação. Segundo Romanowski (2007, p.91), “a formação de professores, em relação, a expansão da Educação Básica, apresenta defasagens, pois além do déficit histórico de professores devidamente formados, exige-se uma maior expansão dos cursos de licenciatura”.
Cabe também ressaltar que as novas reformulações salientam a preocupação do poder público na melhoria da educação e disposição dos professores pelo interesse de fortalecer e promover uma emancipação educacional que tem como propósito a humanização.
Nesse sentido, o problema abordado consiste no cumprimento das leis e normas que regem a Educação Básica. O Estado, em seu discurso enfatiza a preocupação em exigir a formação adequada dos profissionais de educação, entretanto isso em muitas vezes fica somente em nível retórico, até porque é questionável se será suficiente somente ter formação acadêmica, em Pedagogia, para desenvolver um trabalho de