A formação do gosto pela leitura
RESUMO
O presente trabalho trata do papel e função da aprendizagem escolar (não-espontânea) como lugar a ser privilegiado no trabalho de construção/formação do gosto pela leitura e dos aspectos fundamentais do desenvolvimento do sujeito como leitor, pois comecemos pelas obviedades: aprende-se a ler e a gostar de ler; aprende-se a ter satisfação com a leitura; aprende-se a acompanhar modismos de leitura; aprende-se a ter critérios e opiniões de leitura. A tudo isso se aprende lendo.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Formação do leitor: Educação.
ABSTRACT
This work deals with the role and function of school learning (non-spontaneous) as a place to be privileged in the work of building/training of the taste for reading and fundamental aspects of the development of the subject as a reader, because begin by clarities: learns there to read and love to read, learn to take satisfaction with the reading; learns to monitor fads of reading; learns to take criteria and reviews of reading. In all that you learn by reading.
KEY-WORDS: Reading; Formation of the reader: Education.
____________________________
* Graduanda em Letras / UEMA e Pós-Graduanda em Língua Portuguesa/FAS
1 INTRODUÇÃO
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma lendo, embora, muitas vezes, não nos demos conta. Este artigo procura abordar que o processo de caminho ao hábito de ler inicia-se em casa e é levado adiante pela escola (claro, nas escolas que se doam a tal método instigante e essencial ao crescimento