O processo de desenvolvimento do gosto e necessidade de leitura dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental.
MARIANA PEIXOTO DA ROCHA
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO GOSTO E NECESSIDADE DE LEITURA DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Trabalho de Conclusão de Curso da disciplina de Pesquisa Pedagógica, Profª Drª Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Departamento de Didática Universidade Estadual Paulista – UNESP- Campus de Marília/ SP.
Marília 2011
RESUMO
Este projeto de pesquisa aborda a problemática do trabalho de leitura desenvolvida no espaço escolar tendo em vista o desenvolvimento da necessidade e gosto pela leitura dos educandos nos anos inicias do ensino fundamental. Considera-se que o educador tem o papel fundamental de apresentar uma conduta de mediador de leitura no processo de formação da criança leitora. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pesquisa visa compreender o papel do educador no processo de desenvolvimento do gosto e da necessidade de leitura dos educandos nessa idade escolar. A pesquisa caracteriza-se na abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, ou seja, será desenvolvida por meio de levantamento, seleção, leitura, documentação e análise de bibliografia específica sobre o tema. O educador pode ser o mediador no processo de leitura na escola, de modo a possibilitar a entrada dos educandos no mundo encantado da literatura infantil, resgatar e valorizar os princípios da infância caracterizados pela sensibilidade humana, poder de imaginação, fantasia, prazer e criatividade.
Palavras-chave: Leitura. Educador mediador. Formação da criança leitora.
INTRODUÇÃO
A leitura é elemento importante na formação e desenvolvimento da criança. É por meio da atividade de leitura que a criança descobre o mundo da imaginação, fantasia e criatividade e se percebe como