HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A gibiteca como espaço para formação do leitor
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
EVANDRO GOMES PIRES FILHO
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A gibiteca como espaço para formação do leitor
São Luís
2012
EVANDRO GOMES PIRES FILHO
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A gibiteca como espaço para formação do leitor
Projeto de monografia apresentado à disciplina Seminário de Monografia do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão para apreciação.
São Luís
2012
1 JUSTIFICATIVA
Com o surgimento das histórias em quadrinhos (HQ’s) e sua introdução no gênero literário, se analisou a necessidade de um ambiente para esse tipo de material, sendo um recurso a mais na aprendizagem e formação do leitor, com isso se formou a Gibiteca para trazer ainda mais benefício para a comunidade leitora, fazendo com que tenha mais criatividade e prazer de ler, auxiliando no aprendizado dos leitores de gibis. Com um espaço de vasto recurso para satisfazer cada usuário independente da idade, sendo de fácil assimilação e suas figuras fazem com que tenham mais vontade de ler, principalmente nas crianças por causa dos desenhos, e isso faz com que tenham mais interesse nos estudos. Com isso, se vê que uma Gibiteca em uma escola é fundamental, pois contribui para que os alunos tenham melhoras no aprendizado e aumento pelo gosto na leitura, o que é muito importante hoje em dia em um país que uma baixíssima porcentagem da população ler algo.
Praticando leitura através de atividades com HQ’s, tem sido um incentivo a mais para o crescimento de leitores críticos e criativos. O objetivo desse projeto é mostrar que a Gibiteca e as histórias em quadrinhos podem e têm uma grande participação na formação de cidadãos com prazer de ler de uma maneira fácil e de rápida compreensão, pontuando que a escola deve inserir uma Gibiteca em seu espaço, pois só irá acrescentar no aluno a ter mais