A febre do desporto
O basebol foi a grande febre que surgiu de seguida, pois tratava-se de um desporto acessível a todos, nomeadamente o futebol.
Juntava multidões de adeptos, começaram a construir grandes estádios, e de seguida a rádio iniciou os seus primeiros relatos com origem dos jornais desportivos.
Sem dúvida o futebol originou uma febre mundial. Depois da guerra, o desporto iria tornar-se uma das paixões e maiores motivações do século.
As pessoas assistiam a desportos de todos os tipos.
Na Grã-Bretanha após a 1ª guerra mundial, as perspetivas de grandes espetáculos desportivos com bilhetes caros não eram promissoras.
As pessoas tinham menos dinheiro para gastar em desporto ou no que quer que fosse.
O primeiro relato de uma partida de futebol em Pernambuco foi em 1902, ano em que marinheiros ingleses e holandeses, ao desembarcarem no Recife, fizeram uma demonstração de futebol na praia. A novidade deste novo desporto atraiu a atenção dos pernambucanos.
A 7 de abril de 1901 foi criado o clube náutico Capibaribe, a principio criado apenas para a prática de desportos náuticos, mais especificamente a canoagem. O primeiro jogo de futebol no Clube ocorreu apenas no ano de 1905.
No ano de 1915, foi criado o Campeonato Pernambucano de Futebol, com a participação de cinco equipas pernambucanas contra 4 equipas da américa.
Em Portugal, começou-se a sentir o furor clubístico entre os adeptos do Futebol Clube do Porto, do Sport Lisboa e Benfica, do Sporting Clube de Portugal e do Carcavelinhos Futebol Clube. O Futebol Clube do Porto foi o primeiro campeão nacional, apurado em 1922.
Em 1923, a equipa West Ham United chegou á final da taça para enfrentar os Bolton Wanderers no novo estádio construído em Wembley no noroeste de londres.