resumo cap 16
A cultura dos Estados Unidos da América (EUA) tem uma profunda influência no resto do mundo, particularmente no mundo ocidental. Os seus filmes e programas televisivos podem ser vistos em quase todos os países e a sua música é ouvida em todo o mundo. Entre os maiores exemplos que caracterizam a cultura norte-americana, destacam-se o cinema, pela sua massificação mundial, e o desporto, pelo seu carácter muito próprio sendo composto por determinadas modalidades menos relevantes nos restantes países.
Para além de ser uma forma de expressão cultural do seu povo, o cinema dos EUA tornou-se numa das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes norte-americanos serem produzidos em Hollywood, esta localidade de Los Angeles tornou-se representativa da indústria.
O fato de o Sul da Califórnia ter Sol ao longo de quase todo o ano e da grande exposição solar ao longo do dia beneficiar as filmagens exteriores, levou os cineastas e produtores de cinema a centralizarem as suas produções nesta região da Costa Oeste. Hoje em dia, a maioria dos estúdios de filmagens estão em Burbank, também em Los Angeles, mas muitas das grandes produções são feitas noutras cidades e até noutros países. Durante os períodos das duas grandes guerras, as produções do cinema europeu foram escassas, enquanto o cinema de Hollywood crescia em popularidade com filmes como "E Tudo o Vento Levou" e "Casablanca", atraindo inúmeros cineastas europeus para estas paragens.
A partir do final da Segunda Guerra Mundial, a influência mundial do cinema norte-americano manteve-se e hoje continua a ser uma referência para o público da maioria dos países, que geralmente prefere esta cinematografia aos filmes do seu país. Invertendo esta tendência, no âmbito do desporto, as modalidades mais populares nos EUA são muitas vezes menos apreciadas no resto do mundo. Os norte-americanos são grandes adeptos de basquetebol, basebol,