resumo cap 16 Dalgalarrondo
Segundo Dalgalarrondo, a afetividade é um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos e distinguem-se cinco tipos básicos de vivências afetivas: Humor ou estado de ânimo, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões.
O humor, ou estado de ânimo, é definido como o tônus afetivo do indivíduo, o estado emocional basal e difuso em que se encontra a pessoa em determinado momento. A emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes. Os sentimentos estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não implicam concomitantes somáticos. Quanto aos sentimentos, o autor o divide de acordo com sua tonalidade afetiva: Sentimentos da esfera da tristeza, Sentimentos da esfera da alegria, Sentimentos da esfera da agressividade, Sentimentos relacionados à atração pelo outro, Sentimentos associados ao perigo e Sentimentos de tipo narcísico.
Já os afetos, são definidos pelo autor como a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma ideia ou representação mental. E por ultimo, a paixão, que é definida como um estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção, inibindo os demais interesses.
O autor cita Bleuler (1942), que denominou de catatimia a importante influência que a vida afetiva, o estado de humor, as emoções, os sentimentos e as paixões exercem sobre as demais funções psíquicas. Dalgalarrondo afirma que a pesquisa psicopatológica tem identificado historicamente quão penetrante é a influência da afetividade sobre toda a vida mental. Afirma também, que A vida afetiva ocorre sempre em um contexto de