RELIGIÂO E VIDA DO JOVEM ADULTO
RELIGIÃO E VIDA DO JOVEM ADULTO
Isadora Regina Schwab1
Ângela Maria Bavaresco2
RESUMO: A religiosidade está presente em todas as fases de nossa vida, dentre elas, a jovem adulta, a qual caracteriza o sujeito com faixa etária entre 20 e 40 anos. Explicando inicialmente o que é religião, religiosidade intrínseca e extrínseca, a relação da religião e religiosidade com a psicologia, os pontos positivos e negativos da religiosidade e diferenciando-a de espiritualidade, foram relacionados estes temas à vida do jovem adulto através de entrevistas gravadas e transcritas. Foram entrevistadas seis pessoas, sendo duas de cada religião, que frequentam semanalmente os exercícios de sua respectiva religião, que não tenham mudado de religião, ou seja, que participem desta desde o primeiro e único batismo e moradores de uma cidade do extremo oeste catarinense.
Para a discussão dos resultados, foi usada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin
(1975). De acordo com os resultados, foi possível identificar que, para a maioria dos participantes, todas as áreas de suas vidas são afetadas pela religiosidade, porém para alguns é mais a familiar, também se verificou que o grau de concordância com os dogmas de sua religião nem sempre é absoluto, que a religião tem muito mais aspectos positivos do que negativos para estas pessoas e que a religiosidade pode ter influência no julgamento moral destes jovens adultos.
PALAVRAS-CHAVE: Religiosidade. Religião. Jovem Adulto. Espiritualidade.
1. INTRODUÇÃO
A religiosidade sempre foi um tema muito comentado ao decorrer dos anos.
Independente de idade, aparência ou estilo de vida, aqueles que a tem, seguem da maneira como lhes ensinaram ou como creem ser mais adequada. Mas o que é religiosidade? Camboim e Rique (2010) dizem que a religiosidade pode ser definida como “a extensão na qual um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião”. Através desta explicação, entendemos que a religiosidade pertence a cada um que segue uma