Artigo " Psicanálise e Depressão"
Eduardo dos Santos Júnior 2
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de propor uma revisão bibliográfica, sobre o tema depressão na visão da gerontologia e da leitura psicanalítica. Patologia recorrente entre a população idosas que têm na sua origem causalidades múltiplas que percorrem diversos os aspectos sejam eles: sociais, biológicos e medicamentosos, tornando o seu tratamento um grande desafio para as autoridades governamentais e não governamentais. Fato este associado ao crescimento exponencial da população idosa, fenômeno mundial, que tem sido alvo de grande debate e preocupação das instâncias governamentais e não governamentais, haja vista, que a manifestação desta doença tem se desenvolvida proporcionalmente ao crescimento deste segmento social e ainda sendo um das principais causas da incapacitação e da mortalidade da população idosa, sobrecarregando as instituições de saúde, na tentativa de responder esta demanda. Assim, almejamos elucidar o crescimento vertiginoso da população idosa, o aumento desta enfermidade entre a população idosa, as suas múltiplas causalidades, a vulnerabilidade deste segmento social. Por fim, após as leituras da gerontologia e da psicanálise concluir que o envelhecimento é um “processo”.
Unitermos: Depressão; Gerontologia; Idoso; Real, sujeito, psicanálise.
1 INTRODUÇÃO
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” Hipócrates
O presente trabalho nasce como uma exigência para conclusão do curso de pós-graduação em gerontologia, na Universidade FUMEC, aliada às experiências adquiridas durante os trabalhos de psicologia realizados nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais.
Assim, durante as aulas no referido curso, foi construído o presente objeto de estudo: “A depressão na terceira idade e os diferentes olhares”, gerontológico e