Quem mexeu no meu queijo
Do autor Spencer Johnson, M.D
O livro quem mexeu no meu queijo conta historia de quatro personagens, os ratos são Siff e Scurry e os duendes Hem e Haw onde moram em um labirinto e todos os dias saem para procura um posto onde fica o queijo. No livro o queijo representa suas conquistas e o Labirinto é aonde você vai atrás para conseguir suas recompensas.
Parte 1.
O autor quis mostra no livro "Quem Mexeu No Meu Queijo" que as pessoas criam uma zona de conforto ao passar do tempo em um lugar, e dificilmente querem fazer trajetórias novas ou ouvir novas opiniões por medo de se arriscar. Isso acontece muito na vida real, em nossas vidas ou dentro de organizações. Como o caso de Hem e Waw que se acostumaram tanto com o mesmo caminho que fazia todos os dias por longos períodos até chega o queijo no posto C, que não via diferença e não se abriram para visões novas e assim criaram sua zona de conforto e se asseguraram que nunca ia mudar as coisas e que sempre eles teriam queijo e não viram as mudanças que estavam acontecendo no decorrer dos dias.
E os ratinhos Sniff e Scurry por longo tempo percorreram o mesmo caminho só que se dedicavam e tinha novas visões, assim ao passar do tempo viram que o posto ia mudando e o queijo ia diminuindo e que mais para frente o queijo acabaria. Passo dias até que um dia eles chegaram e já não tinha mais queijo já não era mais surpresa o queijo acabou Sniff e Scurry começaram a procurar um posto com queijo novo com sua eficiência usando seus recursos de melhor maneira como seus faros e tênis de caminhada que sempre estavam cm eles para qualquer emergência.
Os duendes quando chegaram ao posto não acreditaram no que viam e ficaram bravos, pois ali era o queijo "deles" o seu porto seguro de toda vida, com os seus orgulhos não aceitaram fala com os ratinhos para ver o que tinha acontecido, pois subestimaram os ratos por serem ratos, mesmo sendo tão espertos em vez de ir atrás de novos caminhos