Marketing Pessoal
Aporta-se, assim, às inúmeras dimensões do marketing pessoal que conecta-se com a autoimagem e a imagem institucional de cada indivíduo, a partir do processo de construção e estabelecimento de valores perante o mercado, a sociedade e nas relações sociais.
Uma comunicação eficaz mostra-se como parte fundamental ao apresentar, de modo adequado, os potenciais e as capacidades de cada um, transmitir valores, credibilidade e confiança diante do ambiente externo (trabalho, empresa, clientes, chefes, colegas, relacionamentos, amizades, família, etc).
Mas o ambiente externo funciona verdadeiramente quando há, de fato, identidade e fidelidade aos valores e princípios intrínsecos de quem almeja desenvolver a imagem institucional e as ações de marketing pessoal. Sem esta premissa básica, o processo não cria pilares reais de sustentação ao longo da vida pessoal ou profissional.
Conceitualmente, o Marketing Pessoal "depende da construção de todo processo de desenvolvimento individual, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: formação profissional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser exclusivamente monetário,