Lol de marx
Disciplina: Oficina de Leitura e Produção de Textos
O QUE É TEXTO? COMO PODE SER ANALISADO?
Maria Inez Matoso Silveira (UFAL)
1. Texto é tudo que comunica, independentemente do suporte, da linguagem (ou código) em ele se expressa. Portanto, tudo que veicula uma mensagem, uma intenção de comunicar é texto. Exemplos: um cartaz, uma canção, uma pintura, uma placa de trânsito, um recado falado, uma fotografia, etc.
2. O texto é a unidade básica da comunicação humana, pois as pessoas não se comunicam através de palavras isoladas e sim através de textos, mesmo que esse texto só tenha uma palavra. Exemplo: Uma placa de rua dizendo PARE.
3. É um evento comunicativo; portanto, parte de um emissor e busca um receptor.
4. O texto verbal (falado ou escrito) é uma forma de interação humana bastante eficaz. Mas os textos e consequentemente também os gêneros textuais podem apresentar mais de uma modalidade (multimodalidade). Por exemplo, as mensagens que recebemos na Internet. Elas podem apresentar, além da linguagem verbal, a imagem, o movimento, o som, etc.
5. Os textos podem ser analisados sob vários aspectos:
a) do ponto de vista do gênero, ou seja, da função social que o texto realiza e seu propósito comunicativo (crônica, fábula, bilhete, carta, artigo de opinião, artigo científico, poema, etc.)
b) do ponto de vista da existência e da predominância dos tipos textuais (narração, descrição, exposição, argumentação, injunção, diálogo); recursos coesivos (elementos de referenciação e de progressão – recursos anafóricos, marcadores argumentativos, conectores interfrasais, etc.) elementos de manutenção da coerência, dos conteúdos informativos, etc.
c) do ponto de vista da textualização, da organização retórica; da distribuição da informação ao longo do texto; da paragrafação, as idéias centrais e as idéias periféricas, o uso de modalizações, da linguagem figurada, etc.