modelo de trabalho
Myrtes Spera Conceição,Conj. Nelson Marcondes, 301
E-mails: vendas10@omdistribuidora.com.br
2. Laboratório de Elétrica Básica, Depto de Elétrica, Universidade Paulista
Caixa Postal .... , 19813-550, Myrtes Spera Conceição,Conj. Nelson Marcondes –SP,BRASIL.
E-mails:,vendas10@omdistribuidora.com.br
Abstract English
EXEMPLO
Keywords Electrical materials;
Resumo Português.
Palavras-chave Materiais elétricos;
1 Introdução
Inserir a Introdução sobre tema abordado
2 Definição dos Materiais Elétricos
2.1 Magnéticos
Os materiais podem ser classificados magneticamente em três grandes grupos: os materiais ferromagnéticos, diamagnéticos e paramagnéticos.
Os materiais ferromagnéticos caracterizam-se por uma magnetização espontânea, que é totalmente independente de campos magnéticos externos. A grandeza desta magnetização depende da temperatura (a partir de uma temperatura crítica o material passa de ferromagnético a diamagnético).
A permeabilidade magnética é dada por , sendo a indução magnética por unidade de superfície e a intensidade de campo no interior do material. Os materiais ferromagnéticos apresentam valores de muito maiores que a unidade. Materiais neste grupo são o ferro, como, o cobalto, entre outros e suas respectivas ligas.
Materiais diamagnéticos são os materiais nos quais o valor de , havendo neste grupo metais (cobre, bismuto, ouro), gases inertes, bem como a grafita. Nestes materiais, sob a ação de um campo magnético, os elétrons que giram em torno de seu próprio eixo vão se ajustando, liberando durante este ajuste um momento magnético dirigido contrariamente ao campo de magnetização aplicado, enfraquecendo o próprio campo.
Onde é Utilizado
Fig.1 Aplicações Magnéticas.
Inserir figura da aplicação
2.2 Paramagnéticos
O paramagnetismo surge de um alinhamento parcial na direção do campo, dos spins dos