A Familia contemporanea
Serviço social
fernanda silva dias oliveira de souza
uma análise da família contemporãnea
Itapetinga
2013
fernanda silva dias oliveira de souza
uma análise da família contemporãnea
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia e Serviço Social, Etica, Politica e sociedade, Pscologia Social, Fundamentos Históricos e Metodologicos do Serviço Social II.
Prof. Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Marcia Bastos e Sergio Gois.
Itapetinga
2013
Introdução Na família tradicional, os papéis, as regras, os limites, a transmissão de hábitos e valores eram muito mais rígidos. Na família contemporânea, a educação dos filhos tem sido muito mais delegada à escola e aos meios de comunicação, e os cuidados aos especialistas. Eu diria que os filhos estão precisando ser mais vistos pelos pais cuja função junto a eles é insubstituível.
O conceito de família iniciou-se há mais de 300 mil anos, no período Neolítico, quando o homem deixou de ser nômade e passou a cultivar a agricultura e a criar animais. Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. À família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. São no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.O surgimento da