A evolução histórica do Estado
MANAUS-AM
2013
Armando Rubens
Brendo Martins
Caique Alencar
Estefanny Schuck
Israel Vitor
João Antônio
Sérgio Pignatari
“A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO”
Trabalho elaborado para obtenção de nota parcial referente à nota G2 da disciplina de Ciência Política, do 1º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM).
Orientador: Profº Jeferson
Manaus-AM
2013
Sumário
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca do Estado. Ressaltar-se-á sua origem, conceitos, finalidades, formas, com enfoque para a sua evolução histórica.
O termo Estado vem do latim ‘status’ que significa estar firme, que pode ser interpretado como situação permanente de convivência e ligada a sociedade política, mas também é certo que o nome Estado só aparece indicando uma sociedade política no século XVI, o termo indica também condição pessoal do indivíduo perante os direitos civis e políticos, que do ponto de vista jurídico é visto como "o sujeito da Ordem Jurídica, na qual realiza a comunidade de vida de um povo".
Desde os primórdios da civilização, o Estado já se encontrava exercendo funções, em pequena escala, mais de grande importância social, inicialmente, o poder centrava nas mãos de um chefe (homem), posteriormente no período medieval, os príncipes eram os detentores do poder, porém com a expansão do território e da população, tornou-se necessário a divisão de funções entre os indivíduos dando poder aos mesmos de julgar em seu lugar, devido a grande quantidade de serviços e obrigações a serem cumpridas e que não estava conseguindo resolver particularmente.
O desenvolvimento do Estado não segue uma progressão retilínea, pois houve avanços arrojados, retrocessos profundos, longas estagnações e até mesmo eclipses duradouros marcaram a sua marcha no tempo e no espaço.
Palavras-chave: Estado. Conceito.