Evolução Histórica do Estado
SURGIMENTO DO ESTADO E SUAS PECULIARIDADES.
Estado Antigo: considerado como uma das formas de Estado mais recuadas no tempo, por ser demasiadamente voltado ao regime teocrático, e ter os pensamentos fixados no teocentrismo.
Estado Grego: adotava como característica fundamental a cidade - Estado, ou seja, a polis como a sociedade política de maior expressão, visava à auto-suficiência e a autarquia.
Estado Romano: extremamente mutatório, difícil de definir uma política bem caracterizada e uniforme. Adotava como característica fundamental a cidade – Estado, porém experimentou várias formas de governo.
Estado Medieval: caracterizado pelas invasões dos bárbaros, o cristianismo e o feudalismo, existia um poder superior exercido pelo Imperador, porém revelou novas possibilidades para a implantação do Estado Moderno.
Estado Moderno: apesar de haver várias interpretações de sua caracterização, pode-se usar para um melhor entendimento e uma melhor formalidade, quatro elementos: soberania, território, povo e finalidade.
Entende-se desta forma, que o Estado foi se evoluindo ao longo da história, cada fase com seus benefícios, privações e defeitos.
Formação do Estado sob pontos de vistas diferentes:
Alguns teóricos como EDUARD MEYER, historiador das sociedades antigas, e WILHELM KOPPERS, etnólogo, afirmam que, o Estado, assim como a sociedade, existiu desde a criação do homem.
O indivíduo precisava integrar-se numa organização social, que determinava comportamentos de todo o coletivo.
Estado como o princípio organizador e unificador em toda organização social da Humanidade. Outras teorias admitem que a sociedade humana existiu sem o Estado durante um certo período. Depois, por motivos diversos, foi constituído para atender às necessidades ou às conveniências dos grupos sociais.
A formação do Estado em diferentes lugares, foram aparecendo de acordo com as condições concretas de cada lugar.