O estado - evolução histórica
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO
O ESTADO ANTIGO
O ESTADO ANTIGO
Observa a forma definida entre as civilizações orientais antigas ou
teocráticas, na qual prevalece absoluta diferenciação de castas, de onde emerge, pelo predomínio da classe sacerdotal, uma verdadeira teocracia, que se traduz com a presença da autoridade divina no governo dos homens.
Influência religiosa: a autoridade dos governantes e as normas de
comportamento individual e coletivo eram expressões da vontade de um poder divino7, afirmando a natureza unitária, pois não havia qualquer divisão política interior, territorial ou de funções.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO
O ESTADO GREGO
O ESTADO GREGO
Não havia uma estrutura política centralizada, razão pela qual não
houve um Estado único. A organização política grega criou as Cidades-Estado, detentoras de soberania e autonomia administrativa e legislativa. A vida econômica na Grécia foi, a princípio doméstica, assegurando a subsistência familiar; evoluiu para um sistema de trocas como sociedade política de maior expressão centrada no ideal de auto-suficiência, garantidora da preservação das Cidades-Estado, somada à intensa participação de uma elite que integrava a classe política nas decisões do Estado nos assuntos de interesse público.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO
O ESTADO ROMANO
O ESTADO ROMANO
Teve início com um pequeno agrupamento humano constituído pela
cidade, a civitas, formadas por famílias e tribos, que constituíam “as gentes”. com o governo dirigido em assembléia de paters-familias”.
Foi ampliada a “cidade no seu aspecto estatal, conservando a família,
O pensamento econômico romano, ao contrário do que o ocorria
com o Estado Grego, estava subordinado à política, razão pela qual não gerava qualquer pensamento doutrinário relevante ao desenvolvimento econômico.
O ESTADO ROMANO
Estrita noção de povo, mais de fato do que de direito,