Técnico higiene segurança trabalho
Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho
(Paulo Sérgio Oliveira Gouveia)
Setembro 2011
Índice
Introdução 3 O Ruído! O que é? 4 Níveis de Ruído no Trabalho 5 Problemas Causados Pelo Ruído 6
Introdução
O nosso mundo é um espaço confinado do qual nós fazemos parte, no nosso dia a dia estão implatadas rotinas que nos fazem despertar para um futuro melhor para um futuro onde a segurança no trabalho é essencial.
Sem nos apercebemos de que diariamente, há um grande número de pessoas expostas a níveis muito elevados de ruído no trabalho e consequentemente a todos os riscos daí provenientes.
O ruido é um problema que se alastra a praticamente todos os ambientes de trabalho, desde:
Escolas, Call Centers, etc, passando por escritórios, embora naturalmente, tenha uma particular incidência na indústria e na construção cívil.
Segundo a Agência Europeia para a Higiene e Segurança do Trabalho, um em cada cinco trabalhadores Europeus tem que levantar a voz pelo menos metade das vezes que querem falar quando estão no trabalho e sete por cento sofrem de problemas de perda de audição derivados das suas ocupações profissionais.
Aliás, a perda de audição devido ao excesso de ruído é a doença ocupacional com mais denuncias em toda a Uniao Europeia.
Os trabalhadores expostos a níveis de pressão sonóra elevados devem ser alertados dos efeitos que esta exposição acarreta, com vista a melhorar a relação trabalho e saúde.
Este estudo tem como objetivo reunir dados sobre o ruído ocupacional e suas conseqüências, a fim de minimizar ou evitar seus danos. Pretende-se elaborar um material didático destinado a ser manuseado por empregadores e empregados não só para alertá-los sobre o ruído ocupacional em seus ambientes de trabalho, mas também para elevar a produtividade dentro da empresa.
A audição tem importante função social. A privação auditiva causa danos no comportamento individual, social e psíquico, influenciando na