A Evolução Historica do Estado
Geroge Jellinek (1851-1911), juiz, filósofo do Direito e professor da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, considerado pai da Teoria Geral do Estado, escreve que embora ao longo da história exista uma enorme variedade de organizações politica, é possível encontrar algumas características que fazem de um Estado ou grupo de Estados um tipo especial. O autor divide os tipos históricos de Estado conforme a organização política e o papel nela desempenhado pelo individuo. Mas um Estado não é um fenômeno isolado, de maneira mais ou menos consciente, influíram sobre as relações atuais e de seus antecessores, ou seja a evolução total do Estado.
. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO
Na cadeia evolutiva da convivência social humana podemos ver a seguinte sequencia; homem-família-clã-tribos-aldeias-vilas-cidades-cidades estados. Desde o seu surgimento como organização social, desde as mais primitivas formas de associação política, o Estado, elemento dinâmico por excelência vem evoluindo sempre para se adequar às necessidades sociais.
Com algumas variações os autores que tratam desse assunto estabeleceram uma sequencia cronológica, que nos permite ter uma visão macro dessa evolução e quem sabe até uma projeção futura.
ORDEM CRONOLOGICA DA EVOLUÇÃO
1. O Estado oriental, teocrático e politeísta.
2. O grego, que se caracteriza por uma nítida separação entre a religião e a política.
3. O Estado romano, expressão máxima da concentração política e econômica.
4. O Estado medieval, a partir do século XI que foi uma nova expressão da centralização do poder com a proeminência do papado sobre o governo temporal.
5. O Estado