Temperatura
Termologia é a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc.
Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos.
- Quando um corpo apresenta temperatura baixa, o grau de agitação de suas moléculas é baixo;
- Quando um corpo apresenta temperatura alta, o grau de agitação de suas moléculas é alto;
Quando a agitação (ou vibração) dos átomos pára completamente, não há mais como diminuir a temperatura do corpo. Neste caso, dizemos que o corpo chegou na menor temperatura possível para a matéria: o ZERO ABSLUTO. Na escala Célsius esta temperatura corresponde a – 273 graus.
Portanto podemos confirmar que, na física, temperatura é uma grandeza escalar responsável por medir o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio. é muito comum as pessoas medirem o grau de agitação dessas partículas através da sensação de quente ou frio que se sente ao tocar outro corpo. No entanto não podemos confiar na sensação térmica. Para isso existem os termômetros, que são para medir a temperatura dos corpos.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Quando retiramos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.
A diferença entre as escalas:
Tanto Celsius quanto Fahreiheit definiram temperaturas convenientes para o ponto de fusão e ebulição da água (temperatura em que a água congela e ferve, respectivamente). Celsius preferiu definir como temperatura para o ponto de fusão da água 0 grau, e para o ponto de ebulição 100 graus. Já o Fahreiheit