A evolução da arh
A evolução histórica da administração de Recursos Humanos não pode ser dividida em etapas claramente definida. Como é comum, as transformações foram se sucedendo paulatinamente, com um modo de pensar sendo aos poucos substituído por outro.
Por tais motivos, é preferível mostrar a história da evolução da área com conceitos e eventos que trouxeram mudanças significativas à ela, e não de acordo com datas específicas. A evolução das principais teorias administrativas está totalmente atrelada a administração de RH.
2. A Revolução Industrial
A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.
Com a Revolução Industrial, iniciou-se um processo de profissionalização do mundo corporativo, surgindo áreas como Planejamento, Comunicação e Recursos Humanos.
Para se diferenciarem, as organizações começaram a pensar em áreas que poderiam ajudar no sucesso dos negócios, estratégias bem definidas, comunicação interna em prol de funcionários parceiros, comunicação externa persuasiva e transparente, e principalmente uma área especializada em administrar as carreiras, os cargos, os salários, os benefícios, processos de seleção e organização de organogramas. Mais recentemente, pesquisa de clima, programas de estágio e trainee, informativos: a área de Recursos Humanos.
3. O Paradigma Taylorista/Fordista
Do paradigma taylorista/fordista decorrem