Representante empresarial
ADMINISTRAÇÃO- ÊNFASE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Claudio Junior Alves
Gabriela Maidana Ribeiro dos Santos
Kamilla de Souza de Lucena
Solange Dolsan Bittencourt
REPRESENTAÇÃO ADMINISTRATIVA
Ana Paula de Oliveira Castro
Fundamentos de Administração
Joinville, 24 de Setembro de 2012
O REPRESENTANTE ADMINISTRATIVO
Segundo Mintzberg, Henry, o Representante assume deveres interpessoais, cerimoniais e simbólicos representando a organização, acompanhando visitantes, assinando documentos legais, personificando os sucessos e fracassos da organização. Na frente externa os gerentes interpretam o papel de representantes oficiais de suas unidades juntos ao mundo externo seja este o CEO (Chefe Executivo Organizacional) de uma empresa quando preside um jantar formal, o reitor de uma Universidade ao assinar os diplomas de formandos ou a capataz de uma fabrica ao receber clientes em visita.
O Representante simbólico executa a função de estarem presente em locais e momentos importantes. O Administrador representa a organização, portanto ele é um símbolo desta organização, e ela será conceituada à partir do Administrador. A importância dele vai além de suas atividades administrativas e escolhas de rumos gerenciais, ele representa a essência e a imagem do modelo gerencial nas organizações. Sua função é conduzir sinergias entre as áreas da organização, através da delegação de metas e projetos corporativos.
O Presidente dos Estados Unidos da América por exemplo além de ser líder do partido politico no poder é “ Chefe da Nação” no sentido cerimonial do termo o símbolo da solidariedade nacional americana.
PAPÉIS INTERPESSOAIS
A organização informal designa o conjunto de relações ou interfacções que surgem espontaneamente entre os seus membros e que não são previstas ou formalizadas pela organização formal. Alguns exemplos são os grupos das cartas, da caça ou da pesca ou ainda o grupo que